entre em contato

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Governo dispensa empreendedores individuais de enviar declaração

Decisão reduz as obrigações acessórias e simplifica as atividades dos 250 mil contribuintes de ICMS

 
em reportagem vinculada no portal informoney, nesta data e assinada Por Karla Santana Mamona, cuja integra está disponível no portal www.infomoney.com.br/negocios, públicado em 


SÃO PAULO - Os Microempreendedores Individuais do estado de São Paulo estão liberados da obrigatoriedade de apresentar a Declaração do Simples Nacional relativa à à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota (STDA). A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (10) pela Secretaria da Fazenda do Estado.
A medida tem efeito retroativo e abrange o período de 2009 a 2011. Pelas normas anteriores, os empreendedores enquadrados como MEI teria de preencher os formulários, pela internet, e enviar à Fazenda uma vez por ano.
De acordo com o governo, a decisão representa um avanço na redução das obrigações acessórias e na simplificação das atividades dos 250 mil contribuintes de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) enquadrados como MEI registrados na Junta Comercial do Estado de São Paulo.
Simples NacionlJá os contribuintes inscritos no Simples Nacional continuam obrigados a apresentar anualmente à Secretaria da Fazenda a declaração STDA de cada estabelecimento localizado em território paulista. Este envio é realizado por meio do Posto Fiscal Eletrônico - PFE (www.pfe.fazenda.sp.gov.br).
Na declaração é necessário destacar o valor do ICMS pago em decorrência da diferença entre a alíquota interna e a interestadual, ou do imposto devido por antecipação tributária (quando o contribuinte paulista efetua o recolhimento relativo à mercadoria procedente de outro Estado antes de realizar sua saída interna) ou substituição tributária, relativamente às operações e prestações praticadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano-base.

comentário: mais um sinal que o Governo está tentando fortalecer a categoria dos MEIs facilitando e desburocratizando as informoações. Com essas medidas, a vida dos MEIs se torna um pouco menos complicada. (marco batalha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário