entre em contato

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SUSTENTABILIDADE - RESPOSABILIDADE SOCIAL


O ser humano provoca uma série de mudanças no ambiente onde vive. Na pré-história, essas mudanças não tinham um impacto muito grande sobre o meio ambiente, pois a população da terra era pequena e a capacidade de alteração do ser humano era limitada tecnologicamente.  Com o passar do tempo, a população aumentou e a capacidade tecnológica do ser humano se desenvolveu, permitindo assim, uma maior pressão sobre os recursos naturais. A partir da revolução industrial, as mudanças se aceleraram principalmente o consumo de recursos naturais, tanto como matéria-prima quanto como absorvente do subproduto dos processos industriais (lixo, esgoto, etc).  A partir do século XX, devido a urbanização e melhoria nos padrões de vida e de consumo houve um estrondoso aumento na pressão sobre os recursos naturais. Agora, já no século XXI, com a escassez dos recursos ambientais e a necessidade de crescimento econômicos das organizações, são lançadas questões socioambientais, movimentos e buscam por recursos menos nocivos ao meio-ambiente.

O conceito de desenvolvimento sustentável foi cunhado inicialmente pelo relatório da Brundtland Commission, em 1987, intitulado “Nosso futuro comum”. Esse relatório foi produto da Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que abordou o desenvolvimento sustentável como aquele que utiliza os recursos naturais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem  as suas necessidades. Em resumo, ele representa o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação ambiental. (SEIFFERT, 2010).

Ainda segundo (SEIFFERT, 2010)., outros conceitos importantes são:

Desenvolvimento – significa um estágio econômico, social e político de determinada comunidade, o qual é caracterizado por altos índices de rendimento dos fatores de produção, ou seja, pelos recursos naturais, o capital e o trabalho;

Crescimento – relaciona-se à expansão da escala das dimensões físicas do sistema econômico;

Sustentável – possui dois significados; o primeiro, estático, que é “impedir que caia, suportar,apoiar, conservar, manter e proteger”,  e o segundo significado é dinâmico e positivo: “favorecer, auxiliar, estimular, incitar e instigar”.

“Responsabilidade Socioambiental é o exercício da ética e da cidadania com respeito a todas as formas de vida. Responsabilidade Socioambiental Corporativa é a atuação cidadã da empresa, que não pode ser confundida com ação social ou filantropia. É a incorporação dos conceitos de Responsabilidade Socioambiental em toda a sua gestão, visando a melhoria de condição de trabalho e vida de seus funcionários, a competitividade, o crescimento, o lucro, enfim, a sustentabilidade.” (Eliane Belfort, disponível em: www.fiesp.com.br/comite/cores/resp_social.aspx).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário